junho 28, 2009

Rectificação

No último post fiz referência ao lançamento de duas obras do Dr. Marcelo. A informação recebida não estava totalmente correcta. Na verdade foi lançada a obra Os Moinhos, a Moenda e o Moleiro. A par dela, foi apresentada uma outra versão - de apenas alguns exemplares em folhas de formato A4 e não encadernadas - com os pedaços de tecido em peças de vestuário em miniatura a que faz referência a obra.
Aqui fica uma imagem da capa do livro que agora vê a luz do dia e que é 2º da colecção "A Nossa Terra e a Nossa Gente" (o primeiro tinha por título O Ciclo da Pecuária).
Aproveito também para agradecer publicamente ao Dr. Marcelo a oferta que me fez de um exemplar desta obra.

junho 24, 2009

Lançamento de 2 obras do Dr. Marcelo

Amanhã, em Penamacor, será feito o lançamento de duas obras do Dr. Marcelo. Uma delas tem por título A Nossa Terra e a Nossa Gente; a outra intitula-se Os Moinhos, a Moenda e o Moleiro. Manual do Trajo.

Aqui ficam os parabéns por mais esta iniciativa que vai certamente enriquecer o património cultural de toda esta região.

junho 22, 2009

Para refrescar

Nada como uma água fresca para refrescar nestes dias quentes de Verão. Esta fonte tem, ao longo de todo o ano, uma deliciosa água que me fez lembrar os meus tempos de menino. Quando passava férias aqui, uma das coisas que mais estranhava ao chegar a Lisboa era o sabor da água. Nos primeiros dias após o regresso à capital, a água que saía da torneira lá de casa sabia-me terrivelmente mal.
Ainda hoje, a água da aldeia tem um gosto diferente. Mesmo no Inverno, quando sai gelada dos canos. E no Verão, quando a água da rede canalizada começa a ser pouco aconselhável para o consumo, esta fonte, junto à porta da Igreja, é um convite a um copo... ou dois ou três.

junho 17, 2009

O sino da torre da Igreja


O sino e os seus toques característicos são símbolos que perduram pelas aldeias do país. Tempos houve em que eram usados para avisar as populações da chegada dos almocreves, ou para reunir o povo perante uma emergência ou uma notícia de relevo.
Actualmente, o sino perdeu alguma da sua importância. Mas é ele que continua a marcar o tempo e os momentos de oração, a avisar da morte de alguém ou a alertar para um incêndio nas redondezas, entre outras funções.
Chegar da cidade e ouvir tocar o sino tem, por isso, aquele sabor especial de um tempo que não existe nos grandes centros urbanos. Infelizmente.

junho 07, 2009

Aranhas na Feira Medieval de Penamacor

No dia 31 de Maio realizou-se uma Feira Medieval em Penamacor. Nela participaram pessoas de várias aldeias do concelho e a aldeia de Aranhas, como não podia deixar de ser, também se fez representar. Possivelmente mais gente andou por lá, mas aqui ficam as duas presenças com quem me cruzei nesse dia: Guida Leal , numa foto à porta da Igreja; e a Ti Ludovina, como tecelã, na sua banca no recinto da feira.


junho 03, 2009

Visitas a aumentar...

Em Dezembro de 2008, o blogue Mataranha foi visitado 318 vezes. Foi a primeira vez que a barreira das 300 visitas foi ultrapassada. Em 2009, no mês de Março esse "record" foi batido, com 358 visitas. Logo no mês seguinte, um novo máximo de visitas, tendo-se chegado às 374. E no mês de Maio, o blogue contou com 470 visitas!

Este aumento gradual do número de visitantes não pode deixar-me indiferente. A todos os que por aqui passam, de forma mais ou menos regular, o meu bem haja! Agora só faltam os comentários, com críticas, sugestões, opiniões...

Festa do Divino espírito Santo: a Procissão













junho 01, 2009

Festa do Divino Espírito Santo

Teve ontem lugar a tradicional festa do Divino Espírito Santo, que a aldeia celebra no domingo de Pentecostes. Como é habitual, houve Missa Campal junto à capela do Divino Espírito Santo, seguida de procissão.

Aqui ficam alguns registos fotográficos .