outubro 12, 2012

Centro de Saúde de Penamacor perde serviço de urgências



O Centro de Saúde de Penamacor vai passar a encerrar às 20H00 nos dias de semana a partir de 12 de novembro, anunciou a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULS).
Segundo a ULS a direção do Lar Dona Bárbara Tavares da Silva "deixou de comparticipar as despesas do Centro de Saúde de Penamacor, invocando constrangimentos orçamentais da Câmara Municipal, que por acordo o subsidiava", diz o aviso emitido por esta entidade.
Com esta decisão o centro de saúde passará a funcionar das 08H00 às 20H00 nos dias de semana e das 09H30 às 13H30 ao fim-de-semana e feriados.
Fora deste horário os casos de urgência serão reencaminhados para o Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco.
A ULS diz que em agosto apenas 14 pessoas passaram pelas urgências noturnas, apesar de ser o mês em que o concelho mais aumenta a sua população devido aos emigrantes.
Em declarações à agência Lusa o presidente da ULS, Vieira Pires, justificou que apesar de haver serviço médico noturno, os casos de urgência sempre foram conduzidos para os hospitais.
Para a Câmara Municipal de Penamacor está em causa uma despesa "de 250 mil euros por ano" com "um médico, um enfermeiro e um funcionário administrativo" em permanência, todas as noites, disse o vice-presidente, António Cabanas.
Apesar de a procura pelo serviço ser "bastante diminuta", para o autarca basta que haja "uma vida" em causa para esta ser "uma decisão que custa tomar", referiu.
A Câmara de Penamacor assumiu os custos de manter o centro de saúde aberto 24 horas por dia num acordo estabelecido com o Governo de Durão Barroso (PSD, 2002-2004).
Na altura, havia a expectativa de o Ministério da Saúde vir a assumir a despesa, mas tal "nunca veio a acontecer" e António Cabanas refere que agora é "impossível" continuar devido "à conjuntura e aos cortes do Governo" no financiamento das autarquias.
A abertura do centro de saúde durante a madrugada foi uma das bandeiras eleitorais do atual presidente da Câmara Municipal de Penamacor nas eleições de 2001.
(Para ver a notícia no site do Jornal A Reconquista, clique AQUI)

Comissão de Festas de N. Sra. do Bom Sucesso

Na próxima 5ª feira, dia 18 de Outubro, pelas 17 horas, será feita uma reunião para a passagem de testemunho entre a anterior e a nova Comissão de Festas de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Aproveito para, em nome da Comissão que cessou funções, deixar aqui os votos de um bom trabalho aos novos festeiros nos próximos 2 anos, para que as tradições da aldeia continuem a celebrar-se e a ser motivo de encontro de todos aqueles vivem espalhados por Portugal e pelo estrangeiro!

outubro 09, 2012

Cores de Outono


Executivo da Junta de Freguesia nos anos 60

Em meados da década de sessenta do século XX, a Junta de Freguesia de Aranhas era composta pelos senhores António Rodrigues Rapoula,António João da Silva e António Brás Carreto (Presidente). O senhor José Brás Carreto era o Regedor.

 Foto e texto enviados por Libério Lopes

outubro 07, 2012

Mercado mensal

Manda a tradição que no 1º sábado de cada mês, se realize o mercado em Aranhas. Est mês de Outubro lá se realizou mais um mercado como mostram as fotos que se seguem.

outubro 04, 2012

Aranhas e a guerra colonial 1961-1974

Foi entre os anos de 1961 e 1974 que centenas de milhar de jovens portugueses combateram na Guiné, Angola e Moçambique. Muitos são recordados pela sua bravura. Portugueses que, independentemente das suas convicções e personalidades demonstraram, numa guerra que não era sua, qualidades únicas em episódios dramáticos que a história se encarregará de ir dando a conhecer aos vindouros.
Muitos foram e não regressaram. Ali morreram 8800 militares. Do nosso concelho foram 25. De Aranhas 4. Algumas dezenas de milhar ficaram deficientes para toda a vida. Uma verdadeira tragédia. O Estado Português nunca reconheceu o esforço dispendido pelos seus ex-combatentes e nunca os tratou com mereciam.
De Aranhas também partiram muitos. Ao certo não sabemos quantos. Durante o tempo que por lá passamos também criamos longas e duradoiras amizades que ainda se mantêm e que se traduzem nos encontros anuais que decorrem por esse país fora. Eu próprio consegui reunir os ex-combatentes naturais ou casados em Aranhas num almoço convívio que já se vem realizando há uns anos. Foi num desses convívios que apresentei uma proposta para pedir à Câmara Municipal de Penamacor a construção de um Memorial dedicado aos ex-combatentes naturais do concelho e falecidos na guerra colonial e que se concretizou em 1 de Junho de 2011.
Finalmente, elaborei uma listagem com o nome dos naturais ou casados em Aranhas que estiveram no Ultramar. Certamente haverá mais, mas que desconhecemos . Se está nessa situação pode comunicá-lo em qualquer altura de modo a ser incluído na referida lista. É bom que os seus nomes sejam recordados no futuro. Todos eles foram uns verdadeiros heróis.

Aranhas 22 de Setembro de 2012
 Libério Candeias Lopes

Ver listagem

outubro 03, 2012