abril 15, 2006

A casa dos meus avós

Aranhas é uma pequena aldeia da Beira Baixa. Apesar de não ter nascido ali, Aranhas é a minha aldeia. A terra da minha mãe, na qual passei momentos inesquecíveis na infância e na juventude.
Nesta velha casa, que hoje já não existe, viviam os meus avós maternos. Nela passei muitas férias de Verão, muitas Páscoas, Natais e outros momentos festivos. À sua porta esperei muitas tardes pelo regresso do meu avô, que após um dia de trabalho voltava com o cacho de uvas moscatel especialmente colhido para mim. Nela recebi muitas vezes "10 tostões" dados pela minha avó em troca de uma ida ao café para ir buscar o pão.

Após a morte dos meus avós, veio o afastamento, os anos de ausência. Seguidos de um reencontro. E foi esse reencontro que me levou a fazer este blog. Mata Aranha é o tema mais famoso do Rancho Folclórico de Aranhas, daí o nome deste espaço.

Esta é uma homenagem à minha aldeia. Não porque lá tenha nascido. Mas porque é a terra das minhas raízes.

1 comentário:

Vitor Carreto disse...

Caro amigo António
Quando as raízes são profundas e sãs,não há tempestade ou maleita que as arranque ou seque.
Um abraço

Vitor Carreto