março 11, 2011

O nascimento da Liga dos Amigos de Aranhas (2ª parte)

Perante tudo isto, Libério Lopes tem uma ideia: fundar uma Associação que, depois de legalizada, poderia conseguir de outra forma o que a Junta não conseguiu. Resolveu dar-lhe um nome: Liga dos Amigos de Aranhas.

A 15 de Agosto de 1971, convida a população para uma reunião que se realizou no logradouro da Escola Primária e propõe essa ideia aos presentes. A ideia é aceite. Dessa reunião é feita a acta que a seguir se transcreve:
Acta nº. 1

Aos quinze dias do mês de Agosto de mil novecentos e setenta e um, pelas dezasseis horas, no Pátio da Escola Primária de Aranhas e a convite do Presidente da Junta de Aranhas, prof. Libério Candeias Lopes, reuniram-se algumas dezenas de naturais de Aranhas a fim de serem focados alguns problemas do maior interesse para a freguesia.

Em virtude de a Junta de Freguesia só por si não poder resolver a maioria dos problemas, o professor Libério lançou a ideia de uma Liga de Amigos a fundar em Aranhas. Explicou aos presentes o que seria essa Liga, quais as obrigações e regalias dos sócios e as finalidades da referida Liga. Essa ideia foi aprovada por unanimidade e ficou assente que a cota mínima seria de cento e vinte escudos anuais. Logo aí se inscreveram vários amigos sendo de salientar o sr. José Pereira que se inscreveu com a quantia de seiscentos escudos anuais.

Foi decidido nomear uma Comissão que iria tratar da organização da referida Liga. Estava assim lançada a primeira pedra. E para que se torne mais válido o presente acto irão pois descritos alguns nomes dos presentes nessa primeira reunião:

José Pereira; Manuel Landeiro Lopes; Libério Candeias Lopes; Raúl Mendes Landeiro; José Albino da Manata; Rui Pires Lisboa; Amorim Mendes Candeias; José Geraldes da Lopes; José Lopes Canudo; José Brás Carreto; José Landeiro Ferreira; António Carreto; Belmiro Pires Salvado; José Geraldes Dionísio; Inácio Carreto Bernardo; José Raposo; António Toscano Borreguinho; António Simão; Manuel Pinheiro Ramos; José Rapoula Justino; Humberto Lopes Geraldes; José Dionísio de Matos; José Simões; João Mendes Robalo; António Menas Andrade; José Raposo da Violante; António Rodrigues Rapoula; João António Esteves Landeiro; José Landeiro Lopes; Manuel Esteves Landeiro.

Um longo caminho foi percorrido desde esse dia. Foi graças a muita persistência e um árduo trabalho de muitos aranhenses que hoje a Liga é uma realidade.

A primeira Assembleia Geral realizou-se em 23.12.1971.

Os primeiros Corpos Gerentes foram:

Direcção:
Presidente: Prof. Libério Candeias Lopes
Vice-Presidente: José Lopes Nunes
1º Secretário: Prof. José Mendes Marcelo
2º Secretário: Abel Domingos Carreto
Tesoureiro: Manuel Ramos Domingues António
Vogal: Joaquim Neves Carreto
Vogal: José Pascoal

Secretário-Geral: António Rodrigues Rapoula
´
Conselho Fiscal:
Dr. Manuel Martins Lopes Marcelo
António de Jesus Marcelo
Manuel Esteves Landeiro

Assembleia-Geral:
Dr. António José Martins Ferreira
Prof. Manuel Esteves da Fonseca Ferrão
José Domingues Ramos
Ten. José Landeiro Lopes
Os corpos Gerentes atrás citados mantiveram-se em actividade até Maio de 1976.

Sem comentários: