março 27, 2008

Alvíssaras

Na noite anterior ao Domingo de Páscoa cantam-se as Alvíssaras. Tempos houve em que os cantares terminavam á porta do padre da freguesia que oferecia a todos os presentes bolos e bebidas quentes. Nos tempos que correm, o padre da freguesia não mora em Aranhas, mas nem por isso deixou de haver a distribuição dos alimentos e bebidas, oferecidos pelo presidente da Junta de Freguesia.

março 24, 2008

Via Sacra

Mais uma vez foi cumprida a tradição da Via Sacra pelas ruas da aldeia. Na sexta feira santa, dia 21 de Março, as 14 estações foram preparadas e decoradas pelos habitantes e, ao bater das 18 horas, iniciou-se o percurso que retrata as últimas horas da vida de Cristo. Apesar da fraca qualidade das imagens, aqui fica um resumo da solenidade.

março 11, 2008

Fonte Nova ou Fonte Velha?


Há já muitos anos (cerca de 30... como o tempo passa), lembro-me de passar aqui algumas manhãs ou tardes, brincando nos tanques enquanto a minha mãe lavava a roupa acompanhada de outras mulheres que enchiam o local de um ruído alegre de conversas despreocupadas.
A Fonte foi ficando abandonada à medida que as mulheres da aldeia deixaram de a visitar.
Quem hoje lá passa e a vê de longe, não se apercebe do seu estado moribundo. Mas quem entra para o interior da ampla sala com os tanques, depara com os efeitos de um abandono que o progresso e a água canalizada provocaram.