setembro 11, 2008

É linda a nossa aldeia

O título deste post é o título do email que recebi de Sandra Costa a quem já agradeço. Aqui fica o texto:
"Tenho lágrimas nos olhos... Tenho o corpo com um arrepio que só quem é de Aranhas o consegue sentir... Chamo-me Sandra Costa, nasci há 31 anos na nossa linda aldeia, na casa onde hoje os meus pais habitam. Como é normal nas nossas terras, por este nome ninguém me conhece mas se disser que sou filha do Tó Ferreirinha da Alice Mansa e neta da ti Lurdes Mansa já alguém me poderá reconhecer.
Aranhas é uma aldeia indescritível, unica na Beira Baixa. Os seus costumes, as suas tradições, a sua gente, os seus "filhos" sempre fieis à sua terra Natal, tornam-na diferente. Sempre que posso estou presente em todos os eventos que por lá são organizados. Participo e assisto a tudo o que me faz viver o tempo dos meus avós e dos meus pais. Hoje, ao consultar este site orgulho-me ainda mais da minha linda terra e do seu povo. Povo humilde, honesto, trabalhador mas acima de tudo alegre e reinadio. Povo de festas, de convívio que todos juntos formam "uma Família". É esta a terra onde eu nasci. Longe poderei estar mas nunca me vou esquecer de ti....Aranhas...Aranhas.
Ao senhor que elaborou e mantém actualizado este site o meu muito obrigada e parabéns pelo belo trabalho que tem feito. Com tudo o que possa, irei colaborar. Um beijinho Sandra Costa"

setembro 07, 2008

O trabalho do linho

Para além das exibições musicais, com danças e cantares tradicionais, o Rancho de Aranhas divulga também hábitos e costumes ancestrais, alguns deles já caídos em desuso. Nestas fotos de 2007 podemos observar uma actuação na qual se mostra o trabalho do linho.