maio 18, 2009

Via Sacra

Aqui ficam algumas fotos da Via Sacra realizada nesta Páscoa, com o tradicional percurso por várias ruas da aldeia.

maio 11, 2009

Site de Aranhas

Este blog tem por objectivo ir mostrando um pouco daquilo que é a vida da aldeia. Para isso foi criado e para isso vai continuar a funcionar. No entanto, penso que faz falta uma página que permita apresentar Aranhas de uma forma mais estruturada. Por isso decidi criar um site que terá informação mais estática, como as festividades mais importantes, o património ou as instituições de relevo. Para aqueles que quiserem visitá-la aqui fica o convite. Está ainda no início, muito incompleta, mas acredito que me desculparão por tal facto. Tentarei completá-la a pouco e pouco e, tal como aqui no blogue, gostaria de receber todas as contribuições que acharem úteis. Para aceder à página basta clicar na imagem de baixo (ou no link com o endereço, por baixo da imagem).

maio 10, 2009

Uma aldeia cheia de colorido

O festival de Folclore trouxe à aldeia o colorido dos vários grupos convidados. Aqui ficam algumas fotos que mostram a beleza dos trajes tradicionais de alguns dos "forasteiros".






maio 05, 2009

Festival de Folclore de Aranhas

Realizou-se no dia 3 de Maio, o VIII Festival de Folclore de Aranhas. Para além do Rancho de Aranhas, estiveram presentes o Rancho Folclórico "Flor do Campo" de Souropires (Beira Alta), o Grupo Mirandanças - Pauliteiros de Miranda, o Grupo Folclórico de S. Martinho de Dume (Braga), o Rancho Folclórico e Etnográfico de Manique do Intendente (Ribatejo), bem como a Banda Filarmónica da Aldeia de João Pires.

Infelizmente, não pude ficar em Aranhas durante a tarde, o que me impediu de assistir a mais um espectáculo popular inesquecível. Agradeço publicamente o convite feito pelo Tó Martinho para o almoço do Festival, ao qual compareci de "fugida". Aqui ficam algumas das fotos da refeição (excelente, diga-se em abono da verdade).






maio 03, 2009

N. Sra. da Penha

Celebrou-se hoje, dia 3 de Maio, o dia da padroeira de Aranhas - N. Sra. da Penha. Pelas 12.30 horas, realizou-se a Missa, na qual foram distribuídas rosas a todos os que tinham na Igreja as suas mães. Estas rosas foram depois entregues às mães, num momento pleno de emoção.


Após a Missa, os festejos em honra de N. Sra. da Penha continuaram com uma procissão à qual se associaram grande parte dos habitantes da aldeia.Durante a tarde teve depois lugar o festival de Folclore de Aranhas, que começa já a ganhar o peso da tradição. Algumas das fotos relacionadas com esse evento ficam para os próximos posts.