abril 27, 2011

Festival de Folclore 2011 (parte 1)

No domingo de Páscoa, dia 25 de Abril, decorreu mais um Festival de Folclore em Aranhas. Neste ano em que se comemoram os 75 anos de vida do Rancho Folclórico de Aranhas, aqui ficam algumas fotos do acontecimento.




abril 25, 2011

Via Sacra 2011

Na 6ª feira Santa, realizou-se mais uma vez a Via Sacra pelas ruas da aldeia. Aqui ficam algumas fotos do acontecimento.


abril 10, 2011

Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar do Concelho de Penamacor

José Pascoal, um dos militares de Aranhas na Guerra Colonial

Os povos que ao longo dos séculos foram capazes de influenciar a evolução da Humanidade revêem-se e orgulham-se da sua História.
Um tal desempenho é sempre assinalado para a posteridade sob a forma de monumentos, filmes, livros, toponímia e outros tipos de registo.
O Povo Português tem seguramente lugar entre aqueles que - “dando novos mundos ao mundo” - conquistaram posição marcante em seu percurso histórico. Percurso onde glórias e lutas andam sempre indissociáveis.
Cabe às actuais gerações deixar aos vindouros o memorial dos históricos acontecimentos vividos nas últimas décadas, período em que, entre nós, se destaca a chamada Guerra do Ultramar (1961 – 1974) e da qual tem vindo a ser dado público testemunho por todo o País. Nesse duro esforço, a que a Pátria foi chamada, muitos conterrâneos do nosso concelho estiveram envolvidos e alguns deles pagaram a sua dádiva com o sacrifício da própria vida.
Ocorrendo neste ano de 2011 o cinquentenário do início daquele conflito bélico, considera-se justo e oportuno homenagear os combatentes naturais do concelho e, antes de todos, os mortos em combate nos vários teatros de operações.
Termos em que os signatários da Comissão Ad hoc abaixo identificada, têm a honra de convidar todos os ex-combatentes, familiares e população em geral, para homenagem a todos os Antigos Combatentes naturais do concelho, com destaque para os que deram a sua vida em nome da Pátria, cuja inauguração ocorrerá no Dia do Concelho, 1 de Junho, p.f. na Vila de Penamacor e de acordo com o programa a divulgar oportunamente.

Comissão de Homenagem
Dr. Domingos Torrão
Prof. Libério Candeias Lopes
Maj.Gen. João Afonso B. Soares

Falecidos em Angola
Amílcar Augusto Jacinto Martins
António Cardoso Saraiva
António Fernando Ramos
António Manuel Borrego Carreto
João Caria Ramos
João Lourenço Matos
João Manteigas Martins
José Costa Martins
José Marques
Manuel Moiteiro Leitão

Falecidos em Moçambique
António Lopes Salvado
Daniel Pereira Dias
João José da Fonseca Nabais
Joaquim Moiteiro Ribeiro
José António Landeiro Ribeiro
José dos Anjos Silva
Manuel Campos Cardoso
Manuel Joaquim Coelho Proença

Falecidos na Guiné
António Mota Carlos
Augusto Figueira Caria
Domingos Ramos Rodrigues
Fernando Pereira Lopes Raposo
Joaquim António Cardoso Firme
José Maria da Silva
Júlio Antunes Sapo.

Texto enviado por Libério Candeias Lopes