janeiro 01, 2008

A noite de Natal

12 comentários:

Chanesco disse...

Meu caro AL

Deixe-me felicitá-lo pelo excelente documento que nos mostra.
Certamente, irá perpetuar um grande momento das tradições natalícias das Aranhas.

Um abraço Raiano

nanda disse...

que saudades da minha terra !
estou em frança, foi tao bom ver esse filme.E logo os meus familiares!! O meu primo a tocar, a minha tia querida a dançar e o tio do meu pai a cantar.
Muito obrigada por esse momente de emoçao.
Um abraço
nanda

Anónimo disse...

Chanesco, muito obrigado pelas felicitações. Estes momentos são sempre únicos para quemt em o prazer de a eles assistir e foi uma forma de os partilhar com outras pessoas. Ainda bem que gostou.

Anónimo disse...

Nanda, fico contente em ter levado até si estas imagens. Imagino que tenha sido uma agradável surpresa ver todos esses seus familiares e que tenha permitido matar um pouco das saudades que deve sentir.
Um abraço.

Vitor Carreto disse...

Amigo Al

Gostei da sua excelente ideia.
Aranhas continua viva e com sugestões como a sua, nunca ficará esquecida.
Gostava de saber o seu nome.

Um abraço Vitor Carreto

Vitor Carreto disse...

Ah! Esqueci-me de dizer que também estava lá nessa noite mágica de Natal.
Um abraço.

Vitor Carreto

al disse...

Caro Vítor.
O meu nome é António Barreto Lopes. Conhecemo-nos de momentos de passagem que vou tendo pela aldeia em momentos de férias.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Foi com um misto de surpresa e satisfação que encontrei o seu blog. É bom saber quem existem mais pessoas a partilhar o amor por esta terrinha perdida entre serras....e é cada vez com mais orgulho que digo...sou aranhiça.
Obrigada.
Vânia Nunes

Anónimo disse...

Amigo AL também sou Aranhiço e naturalmente também revivo com saudade os usos e costumes da nossa terra. Apenas porque acabou de passar o carnaval permito-me relembrar a tradição quase perdida da choradela de entrudo,tão em voga até à decada de "60" altura em que a emigração despovoou as regiões do interior. Consistia esta, na dramatização de factos cómicos ocorridos desde o carnaval anterior, "fruto por vezes da simplicidade ou ignorância das pessoas", ainda me lembro de numa varanda no adro da igreja se fazerem filhoses no dia de carnaval decerto para satirizar algo que conheço mas por respeito pelas pessoas não devo divulgar.
De relçar apenas que estas choradelas eram uma forma de cultura popular em que todos se divertiam, sendo os respectivos papéis por vezes interpretados por familiares das personagens envolvídas.
Junto um caloroso abraço
Manuel de Jesus.

Anónimo disse...

Caro Manuel de Jesus
Infelizmente, essas tradições vão ficando perdidas à medida que o tempo passa. É pena, pois a cultura tem várias vertentes, e a chamada "cultura popular" é um dos testemunhos mais importantes da história de um povo.
Gostei de ler o seu testemunho, porque se refere a um acontecimento que nunca presenciei.
Obrigado.
Um abraço

Anónimo disse...

Com certa frequencia, venho visitar este blog porque gosto de saber aquilo que acontece na nossa querida terrinha. Jà là vao mais de 40 anos que vivo em França, vim para cà de criança e com o tempo, pouco a pouco ,fui me afastando das minhas origens. Mas ultimamente sinto vontade de saber o que è feito dessa gente com quem tivemos relaçoes de amizade durante os veroes que passavamos por là de ferias. Talvez sejam coisas da idade...
Por isso agradeço ao dono deste blog pelos momentos de emoçao que provoca e deixo aqui muitas felicitaçoes.

PS : Esperava encontrar aqui algo sobre o ultimo "Bodo"...

Paula

al disse...

Cara Paula, infelizmente não pude estar lá pela aldeia no Bodo. De qualquer forma agradeço as palavras simpáticas que aqui deixou e convido-a a ir passando por cá. Apesar de as actualizações não serem tão regulares quando desejaria vou tentar continuar a colocar aqui informações sobre a nossa aldeia.