março 08, 2009

Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Foi em 1896 que a população de Aranhas pediu autorização ao bispo para se realizaram os festejos em honra de N. Sra. do Bom Sucesso no monte sobranceiro à aldeia. A Capela acabara de ser construída e a festa teve lugar a 27 de Setembro. Mais tarde, essa festa passaria a realizar-se no 3º domingo de Agosto, data que continua a manter-se actualmente.


Em 1970, devido ao seu mau estado de conservação, a primitiva capela (imagem de cima) encontrava-se em risco de ruir. Foi então totalmente demolida, e no seu lugar nasceu a actual capela (foto inicial e imagem de baixo).


Nos últimos anos, a melhoria nos acessos e as obras de melhoramento ao redor do edifício tornaram este espaço ainda mais agradável para todos os que o visitam.

(Informações recolhidas na obra Aranhas, Ontem e Hoje; os desenhos são da autoria de José Ramos Domingues e fazem parte da mesma obra)

2 comentários:

ZéDomingues disse...

Na última imagem da Capela de N.Srª do Bom Sucesso existe um erro provocado pela passagem do desenho para o FaceBook.A capela está ao contrário - a torre é do lado esquerdo e está do lado direito.Se não perceberem, contactem-me(ZéDomingues)

Libério Lopes disse...

As recolhas atrás citadas foram efectuadas por mim em livros antigos,propriedade da igreja.As obras da actual capela são do tempo do Sr Padre António Robalo Ramos,o projecto foi oferecido pelo Sr.Eng Manuel Pires João e a obra, feita por administração directa foi orientada por mim.
Libério Candeias Lopes