outubro 12, 2012

Centro de Saúde de Penamacor perde serviço de urgências



O Centro de Saúde de Penamacor vai passar a encerrar às 20H00 nos dias de semana a partir de 12 de novembro, anunciou a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULS).
Segundo a ULS a direção do Lar Dona Bárbara Tavares da Silva "deixou de comparticipar as despesas do Centro de Saúde de Penamacor, invocando constrangimentos orçamentais da Câmara Municipal, que por acordo o subsidiava", diz o aviso emitido por esta entidade.
Com esta decisão o centro de saúde passará a funcionar das 08H00 às 20H00 nos dias de semana e das 09H30 às 13H30 ao fim-de-semana e feriados.
Fora deste horário os casos de urgência serão reencaminhados para o Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco.
A ULS diz que em agosto apenas 14 pessoas passaram pelas urgências noturnas, apesar de ser o mês em que o concelho mais aumenta a sua população devido aos emigrantes.
Em declarações à agência Lusa o presidente da ULS, Vieira Pires, justificou que apesar de haver serviço médico noturno, os casos de urgência sempre foram conduzidos para os hospitais.
Para a Câmara Municipal de Penamacor está em causa uma despesa "de 250 mil euros por ano" com "um médico, um enfermeiro e um funcionário administrativo" em permanência, todas as noites, disse o vice-presidente, António Cabanas.
Apesar de a procura pelo serviço ser "bastante diminuta", para o autarca basta que haja "uma vida" em causa para esta ser "uma decisão que custa tomar", referiu.
A Câmara de Penamacor assumiu os custos de manter o centro de saúde aberto 24 horas por dia num acordo estabelecido com o Governo de Durão Barroso (PSD, 2002-2004).
Na altura, havia a expectativa de o Ministério da Saúde vir a assumir a despesa, mas tal "nunca veio a acontecer" e António Cabanas refere que agora é "impossível" continuar devido "à conjuntura e aos cortes do Governo" no financiamento das autarquias.
A abertura do centro de saúde durante a madrugada foi uma das bandeiras eleitorais do atual presidente da Câmara Municipal de Penamacor nas eleições de 2001.
(Para ver a notícia no site do Jornal A Reconquista, clique AQUI)

Sem comentários: