março 24, 2011

Fernando Pereira Lopes Raposo

Contribuição de Albertino Calamote, a quem agradeço publicamente.
Meu caro

Como amigo e admirador do excelente blogue Mata Aranha, e dado que em breve vamos, enfim, homenagear condignamente os Antigos Combatentes do concelho de Penamacor, venho solicitar o favor da publicação da imagem em anexo, deixando ao vosso gosto e critério o respectivo texto.

Trata-se duma foto de Fernando Pereira Lopes Raposo, que morreu na Guiné em 1964, com notícia do Diário Popular, jornal de então. O Fernando era o único filho de Cacilda Calamote (minha prima direita) e de Joaquim Raposo «Chora». Quem o conheceu sabe que era pessoa dos melhores sentimentos e grande amigo de Aranhas: por isso um dos mais valiosos e extraordinários tributos de que a Pátria é credora à vossa terra.

Muito obrigado.

Albertino Calamote

1 comentário:

Amílcar e Fernanda Valente disse...

No dia 12 de Novembro de 2014, completam-se 50 anos, meio século, que Deus te chamou para junto de Si, encontravas-te a cumprir serviço militar na então Província Ultramarina da Guiné, tinhas apenas 23 anos de idade.
Eras pois, um jovem cheio de sonhos, esperanças e ambições, possuías notáveis qualidades, eras alegre, inteligente, simples, comunicativo, disponível, solidário, catalizador de vontades, de forte carácter, respeitador e amigo, gerador de empatias que motivavam nos outros a reciprocidade de igual respeito, amizade e consideração.
A tua prematura partida deixou-nos dor, sofrimento, amargura, angústia, vazio e, por vezes, revolta.
Deixou-nos também a saudade, a nostalgia que mitigamos com as muitas e belas memórias que de ti guardamos, mentalmente revivemos os felizes momentos que juntos passamos, lembramos o teu sorriso, a amizade que nos deste, revimos as tuas fotos, recordamos a tua voz.
Foi um privilégio para nós termos privado contigo com a intimidade que a família oferece.
São todas estas lembranças que nos confortam o coração e a alma, nos fazem acreditar no ser especial e único que foste e que procuramos merecer e honrar.
Homenagem ao Fernando,
dos primos Amílcar e Fernanda.