março 23, 2011

Proposta para a construção de um memorial aos ex-combatentes da Guerra do Ultramar

A pedido de Libério Candeias Lopes aqui fica esta informação.

Libério Lopes na Guiné (1965)

No almoço dos ex-combatentes do Ultramar realizado em 15 de Agosto de 2009, Libério Candeias Lopes apresentou a seguinte proposta:

"Infelizmente, os governos de Salazar e Marcelo Caetano não souberam ou quiseram compreender que as chamadas Províncias Ultramarinas Portuguesas queriam tornar-se independentes da Pátri-mãe e assim seguir o seu próprio destino.
Devido a isso, os povos desses territórios pegaram em armas, o que deu origem a uma luta a que hoje denominamos Guerra do Ultramar.
Como consequência, milhares de jovens portugueses lutaram na Guiné, Angola e Moçambique em nome de Portugal, baseados no Juramento que fizeram perante a Bandeira Portuguesa.
Cerca de 10 000 sacrificaram a sua própria vida a lutar por um ideal que pensavam ser o mais justo. Outros regressaram com as mais variadas deficiências físicas, incapacitados de levarem uma vida dita normal.
A maioria, como nós aqui presentes, que também deu o melhor de si próprios, durante essa guerra, mas que teve a sorte de regressar, manteve-se fiel a esse passado não como saudosistas, mas que respeita e que, teimosamente tenta esquecer, mas que não consegue.
Ficamos marcados para sempre e por isso mesmo aqui nos juntamos, hoje neste pequeno convívio, como costumamos fazer em muitos outros convívios da nossa Companhia, por este país fora.
Por aquilo que fizemos e não merecíamos passar.
Em memória dos mortos naturais do nosso Concelho arevemo-nos a sugerir à Câmara Municipal o seguinte:
A construção de um Memorial dedicado a todos os ex-combatentes  naturais do concelho com destaque para os que deram a vida em nome da sua Pátria;
Que o mesmo memorial seja inaugurado no próximo ano no dia 10 de Junho ou no dia do concelho;
Que para isso sejam contactados todos os ex-combatentes naturais do concelho e os familiares dos falecidos em combate;
Que para esse efeito seja formada uma Comissão Organizadora com a participação de alguns ex-combatentes."

Sem comentários: