março 20, 2011

O nascimento da Liga dos Amigos de Aranhas (conclusão)

Voltando ao ex-edifício da Escola Feminina e chegando a Junta de Freguesia à conclusão de nada poder ali fazer por falta de verbas, o Presidente propõe a sua devolução ao Estado na condição do mesmo ser cedido à Liga dos Amigos de Aranhas. Isso concretiza-se e a Liga compra o edifício por 15 000 escudos (cerca de 75€).
Começa assim um longo caminho que irá finalmente resolver as muitas dificuldades até então existentes. Graças ao esforço dos Corpos Gerentes, ao empréstimo e trabalho de muitos sócios, à realização de festas e outras acções, dão-se início às obras de restauração do edifício.
Ali se instalaram a L.A.A., a Junta de Freguesia, o Posto Médico, o Rancho Folclórico, a Casa do Povo e o Curso de Educação de Adultos.
Estava concretizado o primeiro objectivo da Liga dos Amigos de Aranhas.
Com o 25 de Abril, o poder local fortalece-se e cria autonomia financeira. Por isso mesmo, a Junta de Freguesia adquire um edifício onde instala a sede e o Posto Médico. O Rancho Folclórico instala-se no edifício escolar, entretanto desactivado. A Liga cria o Centro de Dia e expande as suas instalações.
Hoje a L.A.A. é uma Instituição Privada de Solidariedade Social e a sua principal actividade é o Centro de Dia.

Sem comentários: